Plano de aula



Tema da aula:
Desenvolvimento Sustentável. 

Ementa do curso:
Biologia. 

Objetivos:
  • Ser capaz de definir Desenvolvimento Sustentável;
  • Refletir sobre o consumismo no mundo atual e suas consequências para com as futuras gerações;
  • Propor e adotar mudanças de hábitos para se ter uma qualidade de vida sem agredir ao meio ambiente;
  • Observar, perceber e propor soluções a situações que possam a vir a comprometer o desenvolvimento sustentável.
  • Fazer uso das tecnologias para evidenciar mudanças de atitudes simples em seu dia-a-dia que irão refletir positivamente nas futuras gerações.
Público-alvo:
Alunos do 1º Ano do Ensino Médio. 

O conteúdo a ser trabalhado
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Consumismo;
  • Lixo;
  • Poluição;
  • Desmatamento;
  • 5 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Recilcar.
  • Mudanças de hábitos.
As teorias de aprendizagem que fundamentam sua escolha
A teoria de aprendizagem adotada será o Construtivismo que é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Nesta concepção, o conhecimento não se traduz em atingir a verdade absoluta, em representar o real tal como ele é, mas numa questão de adaptação do organismo a seu meio ambiente. Assim, o sujeito do conhecimento está o tempo todo modelando suas ações e operações conceituais com base nas suas experiências. O próprio mundo sensorial com que se depara é um resultado das relações que se mantém com este meio, de atividade perceptiva para com ele, e não um meio que existe independentemente.

As estratégias pedagógicas
Dar-se-á início a aula com a apresentação do vídeo: Desenvolvimento Sustentável obtido em: http://www.youtube.com/watch?v=XW2hpEeogRg&feature=related no dia 24 de julho de 2012. Este vídeo tem por objetivo mostrar de uma forma simples a definição do que é o desenvolvimento sustentável que tanto se fala nos meios de comunicação atualmente.
Logo após a apresentação do vídeo e dos comentários sobre o mesmo, os alunos através de uma pesquisa direcionada realizarão a leitura do texto “como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo” no site http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/habitos-consumo-lixo-produzido-reciclagem-tecnologia-586717.shtml?page=0. Este texto nos traz uma visão do consumismo exagerado e dos hábitos que podem ser mudados para produzirmos menos lixo e assim colaborarmos para um desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações.
Pensando nisso, será proposto aos alunos que se dividam em grupos de no máximo de 5 alunos e que busquem na comunidade pontos que eles acreditam precisar ser mudados para alcançar a proposta de desenvolvimento sustentável ou locais que eles acreditam estarem de acordo com a proposta de desenvolvimento sustentável. Para realização deste trabalho os grupos deverão se organizar e elaborar uma apresentação que poderá ser na forma de vídeo, de apresentação em slides, documentário, fotos explicativas e entre outras. Outro mecanismo a ser explorado será a rádio escola, durante o horário do recreio cada grupo ficará responsável por um dia da semana, durante uma semana para divulgar informações sobre o tema em estudo, como por exemplo, pesquisas, curiosidades sobre o meio ambiente, reciclagem, economia de água, entre outros. Durante o processo de elaboração, os grupos poderão enriquecer seu conhecimento sobre o assunto estudado e aprofundar seus conhecimentos a cerca do mesmo, fazendo uso de questionários aplicados a comunidade local, pesquisas em sites diversos sobre o assunto, leitura de livros, revistas, assistir a documentários, ampliando assim o conhecimento sobre o assunto em questão. Após todo este processo de pesquisa, conhecimento da comunidade local, análise e resolução da situação problema levantada, os alunos irão expor suas idéias através do material que elaboraram – vídeo, apresentação em slides, entre outros. Para finalizar esta aula será exibido o vídeo Meio Ambiente & sustentabilidade obtido no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=ZXYeI-eQ8bg&feature=related no dia 24 de julho de 2012, que nos passa uma mensagem interessante sobre sustentabilidade e que nos faz refletir sobre o futuro, e que o mesmo depende de nossos hábitos e atitudes atuais.
  
Os resultados esperados e a forma de avaliação das mesmas
Espera-se que os alunos adotem um novo olhar sobre a cidade onde moram e que entendam a importância de adotar mudanças de hábitos que favoreçam sua qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente colaborando para que as futuras gerações também consigam desfrutar das riquezas que o meio ambiente disponibiliza. O método de avaliação utilizado será a avaliação formativa, ou seja, acontecerá ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, onde servirá como instrumento para orientar professor e aluno na construção do conhecimento. Assim a avaliação acontece a partir da observação e da coleta de dados a cerca do objeto que esta sendo avaliado, permitindo que tanto os alunos como o professor ajustem suas estratégias, reconheçam e corrijam os erros cometidos na realização das tarefas de forma crítica e construtiva.

Um comentário:

  1. Sempre que desenvolvemos com nossos alunos ações previstas em planos de aulas e de projetos, percebemos que enriquecemos cada vez nosso conhecimento e nossa prática, surgindo novas ideias para aprimorarmos nosso trabalho. Nossos alunos acabam por nos ensinar e ainda demonstram ou sugerem temas de seu interesse para serem trabalhos. Assim se dá o desenvolvimento da aprendizagem de forma integrada e construtiva.

    ResponderExcluir