Tema da aula:
Desenvolvimento Sustentável.
Ementa do curso:
Ementa do curso:
Biologia.
Objetivos:
Objetivos:
- Ser capaz de definir Desenvolvimento Sustentável;
- Refletir sobre o consumismo no mundo atual e suas consequências para com as futuras gerações;
- Propor e adotar mudanças de hábitos para se ter uma qualidade de vida sem agredir ao meio ambiente;
- Observar, perceber e propor soluções a situações que possam a vir a comprometer o desenvolvimento sustentável.
- Fazer uso das tecnologias para evidenciar mudanças de atitudes simples em seu dia-a-dia que irão refletir positivamente nas futuras gerações.
Público-alvo:
Alunos do 1º Ano do Ensino Médio.
O conteúdo a ser trabalhado
O conteúdo a ser trabalhado
- Desenvolvimento sustentável;
- Consumismo;
- Lixo;
- Poluição;
- Desmatamento;
- 5 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Recilcar.
- Mudanças de hábitos.
As teorias de
aprendizagem que fundamentam sua escolha
A teoria de aprendizagem adotada será o Construtivismo que é uma das
correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se
desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é
determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Nesta concepção, o
conhecimento não se traduz em atingir a verdade absoluta, em representar o real
tal como ele é, mas numa questão de adaptação do organismo a seu meio ambiente.
Assim, o sujeito do conhecimento está o tempo todo modelando suas ações e
operações conceituais com base nas suas experiências. O próprio mundo sensorial
com que se depara é um resultado das relações que se mantém com este meio, de
atividade perceptiva para com ele, e não um meio que existe independentemente.
As estratégias pedagógicas
As estratégias pedagógicas
Dar-se-á início a aula com a apresentação do vídeo:
Desenvolvimento Sustentável obtido em: http://www.youtube.com/watch?v=XW2hpEeogRg&feature=related
no dia 24 de julho de 2012. Este vídeo tem por objetivo mostrar de uma forma
simples a definição do que é o desenvolvimento sustentável que tanto se fala
nos meios de comunicação atualmente.
Logo após a apresentação do vídeo e dos comentários sobre o
mesmo, os alunos através de uma pesquisa direcionada realizarão a leitura do
texto “como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo” no site http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/habitos-consumo-lixo-produzido-reciclagem-tecnologia-586717.shtml?page=0.
Este texto nos traz uma visão do consumismo exagerado e dos hábitos que podem
ser mudados para produzirmos menos lixo e assim colaborarmos para um
desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações.
Pensando nisso, será proposto aos alunos que se dividam em
grupos de no máximo de 5 alunos e que busquem na comunidade pontos que eles
acreditam precisar ser mudados para alcançar a proposta de desenvolvimento
sustentável ou locais que eles acreditam estarem de acordo com a proposta de
desenvolvimento sustentável. Para realização deste trabalho os grupos deverão
se organizar e elaborar uma apresentação que poderá ser na forma de vídeo, de
apresentação em slides, documentário, fotos explicativas e entre outras. Outro
mecanismo a ser explorado será a rádio escola, durante o horário do recreio
cada grupo ficará responsável por um dia da semana, durante uma semana para
divulgar informações sobre o tema em estudo, como por exemplo, pesquisas,
curiosidades sobre o meio ambiente, reciclagem, economia de água, entre outros.
Durante o processo de elaboração, os grupos poderão enriquecer seu conhecimento
sobre o assunto estudado e aprofundar seus conhecimentos a cerca do mesmo,
fazendo uso de questionários aplicados a comunidade local, pesquisas em sites
diversos sobre o assunto, leitura de livros, revistas, assistir a
documentários, ampliando assim o conhecimento sobre o assunto em questão. Após
todo este processo de pesquisa, conhecimento da comunidade local, análise e resolução
da situação problema levantada, os alunos irão expor suas idéias através do
material que elaboraram – vídeo, apresentação em slides, entre outros. Para
finalizar esta aula será exibido o vídeo Meio Ambiente & sustentabilidade
obtido no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=ZXYeI-eQ8bg&feature=related
no dia 24 de julho de 2012, que nos passa uma mensagem interessante sobre
sustentabilidade e que nos faz refletir sobre o futuro, e que o mesmo depende
de nossos hábitos e atitudes atuais.
Os resultados esperados e a forma de avaliação das mesmas
Os resultados esperados e a forma de avaliação das mesmas
Espera-se que os alunos adotem um novo olhar sobre a cidade
onde moram e que entendam a importância de adotar mudanças de hábitos que
favoreçam sua qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente colaborando para
que as futuras gerações também consigam desfrutar das riquezas que o meio
ambiente disponibiliza. O método de avaliação utilizado será a avaliação
formativa, ou seja, acontecerá ao longo de todo o processo de ensino e
aprendizagem, onde servirá como instrumento para orientar professor e aluno na
construção do conhecimento. Assim a avaliação acontece a partir da observação e
da coleta de dados a cerca do objeto que esta sendo avaliado, permitindo que
tanto os alunos como o professor ajustem suas estratégias, reconheçam e
corrijam os erros cometidos na realização das tarefas de forma crítica e
construtiva.
Sempre que desenvolvemos com nossos alunos ações previstas em planos de aulas e de projetos, percebemos que enriquecemos cada vez nosso conhecimento e nossa prática, surgindo novas ideias para aprimorarmos nosso trabalho. Nossos alunos acabam por nos ensinar e ainda demonstram ou sugerem temas de seu interesse para serem trabalhos. Assim se dá o desenvolvimento da aprendizagem de forma integrada e construtiva.
ResponderExcluir