sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Reflexão do Texto: Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo



Atualmente é visto que os meios de comunicação interferem diretamente na formação das pessoas. Assim, para alcançarmos resultados mais eficazes em nossas escolas, se faz necessário o trabalho de forma integrada entre os meios de comunicação e educação.
Graça Caldas, em seu texto: “Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo” questiona a excessiva inserção de fragmentos do discurso jornalístico nos livros didáticos em detrimento de outros gêneros, o que segundo ela dificulta a percepção crítica do mundo, pois os textos não estabelecem as necessárias conexões entre os fatos presentes com suas causas e conseqüências do passado.
Assim, faz-se necessário que o leitor explore profundamente a informação, para interpretá-la como ela realmente é, pois se o leitor não tiver os conhecimentos prévios, ele poderá ter uma interpretação errônea, ou até mesmo não conseguir interpretá-la.
Para termos uma população capaz de interpretar a informação de forma crítica, é preciso estimular as crianças, jovens e adultos a buscarem a informação nos diversos meios de comunicação atuais (jornais, revistas, internet, entre outros), possibilitando assim que realizem uma leitura critica das noticias e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário