Atualmente é visto que os
meios de comunicação interferem diretamente na formação das pessoas. Assim,
para alcançarmos resultados mais eficazes em nossas escolas, se faz necessário
o trabalho de forma integrada entre os meios de comunicação e educação.
Graça Caldas, em seu
texto: “Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo” questiona a excessiva
inserção de fragmentos do discurso jornalístico nos livros didáticos em
detrimento de outros gêneros, o que segundo ela dificulta a percepção crítica
do mundo, pois os textos não estabelecem as necessárias conexões entre os fatos
presentes com suas causas e conseqüências do passado.
Assim, faz-se necessário
que o leitor explore profundamente a informação, para interpretá-la como ela
realmente é, pois se o leitor não tiver os conhecimentos prévios, ele poderá
ter uma interpretação errônea, ou até mesmo não conseguir interpretá-la.
Para termos uma população
capaz de interpretar a informação de forma crítica, é preciso estimular as
crianças, jovens e adultos a buscarem a informação nos diversos meios de
comunicação atuais (jornais, revistas, internet, entre outros), possibilitando
assim que realizem uma leitura critica das noticias e do mundo.
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