Projeto:
Meio Ambiente
Educar para preservar
1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
A degradação ambiental tem
alcançado níveis jamais vistos, vivemos hoje uma crise ambiental sem
precedentes. Faz-se necessária, portanto, uma reorientação da atuação humana em
sua relação com o meio ambiente. Em tal contexto, a educação ambiental surge
não só como necessidade, mas também como esperança.
A expressão de sentimentos,
experiências, idéias, opiniões, as construções, a interação com os colegas, as
pesquisas, as iniciativas, a tomada de decisões, a reflexão, as leituras e a
analise das atividades propostas ao longo da execução deste projeto permitirão
aos educandos transferirem os conhecimentos adquiridos em situações novas, na
tentativa de solução de problemas. Suscitando assim mudanças de atitudes que
remeterão a saírem do universo teórico e partirem para a realidade prática,
para a ação em prol da sua própria vida e da comunidade, com um olhar novo,
sensível, humano, obtendo crescimento cultural, qualidade de vida e cooperando
para o equilíbrio ambiental.
2. Objetivo principal
Conhecer e compreender, de modo
integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente,
adotando posturas na escola, em casa e na comunidade que os levem a interações
construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, valorizando e preservando
respeitosamente o meio ambiente.
3. Objetivos específicos
- Observar e conhecer de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;
- Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente;
- Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
- Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Para execução deste projeto será
realizado um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas: Língua Portuguesa,
Matemática, Geografia, História, Inglês, Ciências e Artes, na busca de atingir
um só objetivo o de educar para preservar.
Disciplina(s)
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Conteúdo(s)
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Língua Portuguesa
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Interpretação de textos,
gramática, dramatizações e produção textual.
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Matemática
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Conceitos matemáticos de
estatística e porcentagem.
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Geografia
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Posição geográfica e pontos de
degradação ambiental no município, no Estado, no Brasil e no mundo.
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História
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Surgimento e evolução da
degradação ao meio ambiente no município, no Estado, no Brasil e no mundo.
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Língua Inglesa
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Tradução e produção de textos.
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Ciências
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Uso correto da água e a
preservação da fauna e da flora
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Arte
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Desenvolvimento da
criatividade, pintura, canto e dramatização
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5. Plano de ações
A proposta deste projeto é
envolver de maneira mais ativa possível os alunos das turmas de 6º ao 9º Ano da
Unidade Escolar aos problemas da degradação ambiental em que se encontra o
nosso planeta e a partir do envolvimento com os problemas abordados, estimular
a cooperação para mudar a realidade.
Ação 01
Descrição: Por se tratar de um projeto
interdisciplinar, o diretor juntamente com os coordenadores pedagógicos e
professores deverão se reunir para discutir a viabilidade do projeto, e para
definir o cronograma da realização das atividades que estão sugeridas. Após
este momento, o diretor e/ou coordenadores pedagógicos realizarão um momento
solene de abertura do projeto, explicando aos alunos qual a importância de se
conhecer e preservar o meio onde vivemos.
Tempo previsto: 01 aula.
Atores envolvidos: Gestor da
Escola, Coordenadores Pedagógicos, Professores e alunos da Unidade Escolar.
Subproduto: Apresentação do Projeto: Educar
para Preservar.
Ação 02
Descrição: Em sala o professor juntamente
com seus alunos inicialmente discutirá a relação homem X natureza, mostrando a
necessidade de preservar o meio ambiente. Como foi descrito anteriormente cada
professor trabalhará os conteúdos de sua disciplina, interligados com a dos
demais professores criando uma rede de conhecimento sobre a preservação do meio
ambiente, os impactos ambientais e as mudanças de comportamento que podem fazer
toda diferença. Assim, o professor de Língua
Portuguesa trabalhará a interpretação de textos relacionados ao meio
ambiente, podendo estar contidos em revistas, jornais, hipertextos, explorando
a gramática, a dramatização e também a produção de textos pelos alunos para
apresentação na culminância do projeto.
Tempo Previsto: 08 aulas.
Atores envolvidos: professor e alunos.
Subproduto: Produção textual.
Ação 03
Descrição: Na disciplina de Matemática as atividades partirão da
análise de textos para os conceitos de estatística e porcentagem, os alunos com
orientação do professor realizarão pesquisas sobre temas relacionados ao meio
ambiente (água, consumo, lixo, etc), transformando os dados coletados após
análise em dados estatísticos e em porcentagem, para posterior apresentação.
Tempo Previsto: 08 aulas.
Atores envolvidos: professor e alunos.
Subproduto: Produção de gráficos
estatísticos e com porcentagem.
Ação 04
Descrição: Nas disciplinas de Geografia e História os professores explorarão juntamente com os alunos
respectivamente a posição geográfica e quais os pontos de degradação ambiental
contidos no município, no Estado, no Brasil e no mundo atualmente, e quando
surgiu a degradação ambiental na história da humanidade e como ela evoluiu até
os tempos atuais. Para isto os alunos realizarão pesquisa utilizando a Internet
para conhecer os pontos mais degradados atualmente no estado, no Brasil e no
Mundo e quando surgiu a degradação ambiental. Para conhecer a realidade do
município os alunos realizarão um trabalho de campo buscando com a comunidade
registros de como era o local antes do surgimento da cidade, o que mudou, e
retratando a partir de fotos e/ou vídeos simples quais os pontos degradados
contidos na cidade atualmente.
Tempo Previsto: 08 aulas (04 aulas de
Geografia e 04 aulas de História).
Atores envolvidos: professores, alunos e
comunidade.
Subproduto: Produção de painéis ilustrativos
sobre o surgimento da degradação ambiental e pontos degradados no município –
exposição de fotos e/ou vídeos produzidos pelos alunos com auxílio do
professor.
Ação 05
Descrição: Na disciplina de Língua Inglesa, o professor explorará a
tradução e a produção de textos. Para este trabalho ele contará com recurso
tais como dicionários da língua inglesa bem como com programas de tradução
simultânea da Língua Inglesa para a Língua Portuguesa e da Língua Portuguesa para
a Língua Inglesa.
Tempo Previsto: 04 aulas.
Atores envolvidos: professor e alunos.
Subproduto: Tradução de textos e produção de
textos fazendo uso da Língua Inglesa.
Ação 06
Descrição: Na disciplina de Ciências serão explorados o uso e a
economia da água e a preservação da fauna e da flora. Os alunos realizarão
pesquisas e experimentos sobre o desperdício da água e sua economia com medidas
simples adotadas em casa. Realizarão também pesquisa sobre a fauna e a flora
existente no estado e qual a importância de se preservar o meio onde vivemos.
Tempo Previsto: 04 aulas.
Atores envolvidos: professor e alunos.
Subproduto: Elaboração de cartazes sobre a
conscientização da importância da água para a existência da vida dos seres
vivos, como economizá-la e quais os principais representantes da fauna e da
flora no Estado e sua importância biológica.
Ação 07
Descrição: Na disciplina de Arte, os alunos utilizarão a
criatividade, a pintura, o canto e/ou dramatização para expor seus sentimentos
e idéias sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Tempo Previsto: 02 aulas.
Atores envolvidos: professor e alunos.
Subproduto: Produção artística dos alunos
sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Ação 08
Descrição: Ao final da aplicação do Projeto,
o resultado será exposto à comunidade através de uma Mostra de Conhecimentos,
expondo todos os trabalhos produzidos pelos alunos, vídeos, slides, fotos,
produções textuais, pinturas entre outros.
Tempo Previsto: 05 aulas.
Atores envolvidos: Alunos, comunidade escolar
e professores envolvidos no Projeto.
6. Tempo total de realização do projeto
Para o desenvolvimento deste
Projeto serão necessárias, aproximadamente 40 h/a, distribuídas nas diversas
disciplinas envolvidas durante um mês (30 dias).
7. Material e suporte necessário
Para o desenvolvimento do
Projeto, alguns materiais serão necessários, tais como: material para
reprodução impressa, TV e vídeo, laboratório de informática com 20 computadores
todos conectados a internet, softwares educacionais, editor de textos e de
apresentação de slides, projetor multimídia, papel pardo, tesoura, cola,
imagens impressas (a partir de pesquisa e fotos), máquina digital, filmadora,
aparelho de som, cartolinas, pincéis, fita adesiva, papel A4, lápis de escrever
e pintar, entre outros.
8. Fontes de pesquisa
Revistas, jornais, livros
didáticos, artigos, além de endereços diversos contidos na internet que ampliam
o conhecimento, tais como:
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
De forma assídua os coordenadores
pedagógicos acompanharão e execução das atividades propostas pelos professores
e subsidiará incentivando-os com idéias de como melhor realizar pesquisas e
divulgação dos trabalhos de conscientização realizados pelos alunos.
Este acompanhamento será registrado
através de relatórios e fotografias das atividades desenvolvidas.
A avaliação será continua,
observando o comportamento dos alunos ao obter informações da realidade de como
se encontra o meio ambiente e através dos trabalhos individuais e coletivos bem
como a própria ação do aluno no cotidiano escolar referente ao assunto em
pauta.
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